domingo, 27 de setembro de 2009

História em quadrinhos é literatura?

Uso de las TICs en la Educación

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O que é uma Webquest?

Webquests são aquelas atividades disponibilizadas na web, que são visualmente agradáveis, de fácil acesso e que contém todas as informações iniciais para a tarefa proposta, bem como o seu processo de execução, critérios de avaliação e objetivos a serem alcançados.

Uma webquest é aquela tarefa que disponibilizamos aos alunos através de um link, ao invés de entregá-lo em um arquivo simples, e que ele possa interagir de alguma maneira com ela, possa refletir sobre o que está apresentado e executá-la.

Então, a dica é: quando decidir usar uma webquest com seus alunos, tenha bem claros os objetivos da atividade e organize-a da seguinte maneira:
  • Introdução
  • Tarefas
  • Processo
  • Avaliação
  • Conclusão
Agora, confira dicas sobre Webquest em Língua Espanhola aqui. Com as tarefas que vai encontrar no portal de webquests do Instituto de Tecnologías Educativas, do MEC da España, certamente suas aulas de língua estrangeira ficarão mais interessantes. Em breve disponibilizaremos mais exemplos. Se vocês tiveres alguns para recomendar, postem nos comentários! Antecipadamente agradecemos a colaboração!!

Assista ao vídeo abaixo (muito bacana) e comente o que há de diferente nele! Vamos falar mais a respeito em outro post!





quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O que é um Edublog?

Você deve estar pensando: Ah, não! Lá vem mais uma!!! Mas fique tranquilo, pois o Edublog é mais simples do que você pode imaginar. Quer ver? Você já compartilhou suas ideias, trabalhos, conceitos, etc. para alunos e/ou interessados em algum blog específico para isso? Então você tem um Edublog e não sabe! Podemos considerar Edublog, um blog com finalidade educacional. Facil não é?

Mas para que usar um Edublog? Além de poder compartilhar suas ideias, videos, etc. podemos conferir os comentários dos alunos sobre os nossos posts. É fantástico. Nos proporciona uma grande interação, o que facilita a aprendizagem!

Publicar (na rede) ajuda a ensinar e a aprende...por isso estamos aqui!! Mas qual é a nossa função? Ensinar? Ou Aprender? Os dois! Ao mesmo tempo que estamos ensinando, estamos aprendendo e a cada dia descobrimos algo novo para poder compartilhar com nossos colegas! Confere no Blogosfera um pouquinho mais sobre esse assunto.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bienvenidos!



Clic aquí para escuchar nuestro podcast de bienvenidas!

Para empezar, podemos conceptuar qué es un Blog. Bueno, un blog puede ser un sitio Web personal (pero también de empresas o de grupos) que facilita la publicación instantánea y constante de entradas (posts); además, permite a sus lectores dar retroalimentación al autor en forma de comentarios. Las entradas pueden organizarse de acuerdo a criterios dados por el autor. Podemos usar um blog para soporte en las clases, para presentar las publicaciónes de los alumnos, los comentarios de los colegas acerca de um post, compartir videos, enlaces, todo! Ven a descubir el mundo de los blogs!

Para saber más, visite la Eduteka.