sábado, 30 de junho de 2012

Aprendizagem desafiadora com currículos mais flexíveis

Num mundo cada vez mais complexo e heterogêneo, a educação precisa dar passos mais acelerados e respostas mais coerentes, com novas formas de desenvolver competências cognitivas, relacionais e éticas.

Aprendizagem ativa, lúdica e diversificada

Quanto mais informação, mais importante é saber escolher, avaliar as informações importantes em cada etapa da aprendizagem, contextualizá-las, sintetizá-las e interligá-las com as atividades concretas pessoais e grupais. Não basta compreender, é fundamental também saber conviver presencial e digitalmente, saber acolher, interagir, colaborar física e online e mostrar coerência ética nas mais diferentes situações.

Com tantos jogos hipersensoriais em tantas telas e situações, a aprendizagem está mais e mais mediada por situações lúdicas, individuais e grupais, que facilitam a experimentação, a vivência sem perigo de desafios fascinantes, de simulação hiperrealista de competições. Mas o processo de aprender se potencializa se há uma reflexão mais sistemática e aprofundada após o jogo, se os alunos ultrapassam o nível sensorial e do senso comum e conseguem realizar sínteses elaboradas e captar relações muito mais ricas do que as sensoriais.

A aprendizagem avança mais por desafios, por interação com práticas significativas e reelaboradas cognitivamente. Todos os espaços são potencialmente ricos de aprendizagens significativas, os espaços próximos e os distantes, os formais e informais, os escolares, profissionais e os sociais. Infelizmente muitos se perdem no emaranhado das dispersões, do entretenimento auto-referente, do surfe inconseqüente. A tentação de querer acompanhar tudo, de abrir múltiplas janelas contribui para a superficialidade da percepção, para uma tensão em relação às perdas inevitáveis, a uma dificuldade de fazer escolhas enriquecedoras e de médio prazo.

Caminhamos aceleradamente para que a maioria das escolas e dos alunos tenha muito mais acesso e contato com as tecnologias digitais móveis, possibilitando a criação de múltiplas redes de aprendizagem entre iguais e diferentes, entre próximos e distantes, entre pessoas de áreas de conhecimento muito diversificadas. Quanto mais ampliamos nosso contato com os diferentes, mais pontos de vista incorporamos, maior leque de opções teremos e mais sinergia possível.

Para ler o post na íntegra, visite o site do prof. Moran: Educação humanista inovadora

terça-feira, 5 de junho de 2012

5 FERRAMENTAS PARA PEGAR PLAGIADORES NO ATO

Ser vítima de plágio é um medo de muitos blogueiro. Entretanto o hábito de copiar e colar sem dar créditos a fonte é algo que se prolifera na blogosfera como uma praga. Para quem está interessado em descobrir se está sendo vítima de kibadores (blogueiros que copiam textos alheios) existe uma quantidade considerável de ferramentas gratuitas disponíveis na internet. Quer saber quais são algumas delas confira a lista abaixo:

1 – Viper
Esse programa gratuito promete te ajudar a pegar aquele kibeiro que copiou o seu texto e nem mencionou seu nome no post. Entretanto é bom ter cuidado, as vezes esse programa confunde postagens parecidas com plágio. Lembre-se, no mundo da Internet se você tem uma grande ideia outras milhares de pessoas também a tiveram.

2 – Plagius
Quer pegar aquele seu estudante metido a esperto no flagra? O plagius é o seu programa. Esse softwere analisa documentos em diversos formatos, que vão do PDF ao OpenOffecce. A vantagem dessa ferramenta está na simplicidade do seu uso.

3- Plagium
Para quem está interessado em pegar um kibeiro, mas não gosta muito de ficar instalando programas em seu computador o site plagium é o que eu você precisa. Essa ferramenta faz uma busca na web para encontrar kibeiros que andaram plagiando no seu blog.

4 – AntiPlagiarist
Esse programa é outra ótima pedida para pegar kibadores no flagra. Com uma interface simples que não exige grandes esse softwere percebe plágio tanto na rede como em trabalhos acadêmicos.

5 – Embed Article
Serviço gratuito via web que tem como objetivo encontrar cópias não autorizadas do seu texto. Com o Embed Article kibadores não tem muita vez. Esse tipo de ferramenta é vantajosa por economizar espaço na memória do seu computador e para quem não tem super-máquinas isso vale ouro.

Como não poderia ser diferente, confira os links no post original, no Site Nuvem Digital.