segunda-feira, 30 de julho de 2012

A Neurociência parceira da Educação!

Colaboração da tutora UFSC Mara Gonzalez <lincmara@ig.com.br>


No dia 13 de julho de 2012, a UFSC teve o privilégio de receber o neurocientista e matemático francês Dr. Stanislas Dehaene, diretor do INSERM – CEA Cognitive Neuroimaging (França) para palestras e lançamento do seu livro Reading in the Brain. No Brasil, o livro, com 374 páginas, foi publicado pela Editora Penso, de Porto Alegre, e o título recebido em português foi Os neurônios da leitura, como a ciência explica a nossa capacidade de ler, com a assessoria e a tradução esmerada realizada pela professora emérita da UFSC, Dra. Leonor Scliar-Cabral.

A obra foi reconhecida pelo prestigioso jornal The Washington Post como o melhor livro científico do ano. Entre outras razões que se descobre à medida que se lê, acaba por se confirmar como uma importante ferramenta para todos, sejam educadores, pais, os mais diversos profissionais da saúde, etc. No Centro de Eventos da UFSC, no auditório Garapuvu, o Dr. Stanislas, diante de um público atento que era tanto de Santa Catarina como de outras regiões do Brasil, e composto em sua grande maioria por educadores, expôs suas pesquisas com simpatia e simplicidade. O Dr. Stanislas apresentou resumidamente suas pesquisas e fez o auditório refletir sobre o processamento da aprendizagem da leitura diante das novas contribuições que a neurociência tem trazido. Houve, após a palestra, o Colóquio: Neurociência na Região Sul cujo debate foi interessante. Seguido do lançamento oficial do livro com direito aos autógrafos.

Um dos pontos fortes na pesquisa é a abordagem sobre como se processa a leitura e podemos citar também a abordagem sobre dislexia apresentados como frutos de pesquisas e interações com outras equipes de trabalho a nível mundial. A contribuição da ciência para entender melhor como uma pessoa aprende a ler e se realmente lê ou não, as dificuldades que uma pessoa disléxica apresenta, foram explicadas de forma didática. Por isso, para quem se interessa pelo tema, a obra lançada é uma leitura ideal para educadores em todos os âmbitos; assim como todos que compõem uma equipe multidisciplinar de ensino e aprendizagem, incluindo pais que procuram entender melhor o momento de aprendizagem de seus filhos.

Um bom começo também será acompanhar as descobertas sobre o funcionamento do cérebro e como se relacionam com aprendizagem de leitura. A plasticidade neuronal também é um assunto para que todos fiquem por dentro. Saber mais como se dá o processo neuronal e a maravilha que foi “a invenção da leitura”, sem dúvida nos levarão a uma reflexão sobre como aproveitar estas descobertas e enriquecer nosso dia a dia.

Confira o Raio X do livro


Neurônios da Leitura é um livro que apresenta a lógica oculta da ortografia. Com exemplos práticos e os resultados de uma pesquisa pioneira, você irá descobrir como as línguas e o sistema da linguagem são processados. A conclusão? O cérebro possui uma força e uma capacidade inimaginável de se adaptar e de se transformar.

Os capítulos abordam como se dá o processo de leitura, o funcionamento do cérebro, como ocorreu a invenção da leitura e como o ser humano aprende a ler. Aprofunda-se, também, nas questões relacionadas com dislexia, leitura e simetria. O autor propõe a construção de uma cultura dos neurônios, com grande impacto na área de aprendizagem e educação. Leitura imperdível.

Livro: Os neurônios da leitura
Autor: Stanislas Dehaene
Tradução: Leonor Scliar-Cabral
Editora: Penso / Grupo A
Ano: 2012
No. Páginas: 374
Preço: R$ 70,00

Informações retiradas do blog: Neurônios da Leitura

Conheça mais informações no blog Neurônios da Leitura:

domingo, 1 de julho de 2012

Procesos revolucionarios, bibliotecas y movimientos culturales

Libro en acceso abierto: Procesos revolucionarios, bibliotecas y movimientos culturales [XXVIII Coloquio de Investigación Bibliotecológica y sobre la Información]

Disponible para consulta y/o descarga aquí:
<http://132.248.242.3/~publica/archivos/libros/xxviii_coloquio_cuib.pdf>.





Para conocer más informaciones, visita la página de UNAM en el facebook.