Por Paula Balbis
De repente, o mundo virou de pernas para o ar e agora é só copiar e colar? Como assim? Lê este post com dicas valiosas para a busca de recursos educacionais e depois compartilha com a gente se foi útil ou não.
Temos presenciado mudanças impactantes no que diz respeito à tecnologia nos últimos anos e, com a pandemia do Coronavírus, decidimos retomar o blog porque o que começamos lá atrás, agora se faz mais que presente.
Nesses anos com o blog em stand by, continuamos trabalhando com Educação a Distância e com Recursos Educacionais e agora temos ainda mais ferramentas disponíveis para fazer o nosso trabalho. Então, retomar o Eadsfera nesse mundo híbrido fez muito sentido para que outras pessoas também pudessem ter acesso ao que compartilhamos.
Você já ouviu falar em Educação Aberta? De acordo com os autores do Guia: Como implementar uma política de Educação Aberta e de Recursos Educacionais, Educação Aberta é:
Movimento histórico que hoje combina a tradição de partilha de boas ideias entre educadores com a cultura digital baseada na interatividade e na colaboração. Promove a liberdade de usar, alterar, combinar e redistribuir recursos educacionais a partir do uso de tecnologias abertas, priorizando o software livre e formatos abertos. O conceito envolve também princípios relacionados a práticas pedagógicas abertas, com enfoque em inclusão, acessibilidade, equidade e ubiquidade. (p.32)
Já Recursos Educacionais Abertos (REA) são "materiais de ensino, aprendizado e pesquisa disponibilizados em qualquer suporte ou mídia, sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo, assim, utilização ou adaptação por terceiros" (p.33).
Aproximar os diálogos com Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos é certificar que não estamos sozinhos. O professor precisa preparar suas aulas e, para isso, gasta horas de seu tempo procurando recursos na internet sem, muitas vezes, saber ao certo onde procurar. Pensando nisso, para facilitar a sua vida, trazemos aqui um desafio: refletir sobre o copiar e colar.
Você acha que isso é possível? Se pensarmos em Educação Aberta sim, mas há regras. Quando nos apropriamos da criação de outra pessoa, devemos respeitar as permissões de uso para a respectiva criação. Durante muito tempo e ainda hoje, grande parte dos conteúdos têm direitos autorais e copiright. O que estamos propondo não é retirar o direito do autor, mas sim, ampliá-lo por meio de licenças Creative Commons (CC), que acompanham esse novo modelo de gestão de direitos autorais no século XXI. Com este tipo de licença, podemos permitir adaptações do nosso trabalho e seu respectivo compartilhamento, com atribuição ou não de créditos e também para uso comercial ou não. *Verifique o exemplo de Atribuição de licença do nosso blog na lateral esquerda desta tela!
A licença do nosso blog assegura que você pode copiar e colar o texto onde quiser, redistribuindo o material em qualquer suporte ou formato, Além disso, pode remixar, transformar e criar novos materiais a partir deste - desde que respeitando o que diz a licença atribuída.
Você já tinha escutado falar em remix? Confira o vídeo Everything is a Remix – parte 1 (legendado), que encontramos no REliA , um espaço onde podemos compartilhar Recursos Educacionais com licenças Abertas e remixar materiais de acordo com a nossa necessidade.*O vídeo está sob a seguinte licença de Uso: CC BY-SA e, por esta razão, vamos utilizar a mesma licença para este post.
Somente citar a fonte, em muitos casos, não é solução para resolver uma questão de direitos autorais e a história está só no começo.
Sabe aquelas imagens gratuitas do google e os áudios que você usa para criar os vídeos de final de ano com os seus alunos? São materiais gratuitos - mas não abertos.
Para sua segurança e de seus alunos, utilize recursos abertos, licenciados e que estejam disponíveis gratuitamente, sem benefícios ocultos. Muitas empresas de tecnologia oferecem gratuitamente serviços em troca de dados. Esteja alerta para não precisar contratar um serviço porque não tem outra opção tecnológica alternativa.
São muitas informações, mas que são o início de novas atividades e que ajudarão a sua comunidade escolar a fazer mais e melhor o que vocês precisam com muito menos!
Quer imagens abertas para construir seus materiais? Procure aqui:
Quer áudios abertos para deixar seus vídeos com mais qualidade? Procure aqui:
As informações sobre imagens e áudios abertos foram extraídas da Escolha Livre. Tem outras opções de recursos disponíveis na plataforma. Aproveite para acessá-la e também para vicitar o Mapa Global de REA, um projeto que mantém uma base atualizada de repositórios e projetos que têm recursos educacionais abertos em português.
Quanta informação, não é mesmo? É só copiar e colar, mas agora você já sabe a licença que precisa usar! Compartilha esse post e depois comenta aqui o link com o seu remix e com as atividades que fez a partir desta postagem!
Para saber mais e ir além do que vimos aqui, acesse os links abaixo. Até a próxima!
Guia de bolso da educação aberta. Brasília: Iniciativa Educação Aberta, 2019. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564609>.
SEBRIAM, D.; MARKUN, P.; GONSALES, P. Como implementar uma política de Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA): guia prático para gestores. São Paulo: Cereja Editora, 2017. Disponível em <http://educadigital.org.br/guiaEA>.Licença de uso desta publicação:
Com esta licença, você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Esta licença é aceitável para Trabalhos Culturais Livres.