sábado, 28 de novembro de 2009

Professores precisam trabalhar com novas tecnologias


É preciso começar a discutir convergências não só de tecnologias, mas também de aprendizagens. Esta é uma das considerações da professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Luiza Belloni, apresentada ontem, 24, durante as atividades do 1º Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil, realizado em Brasília. Belloni defende a educação a distância (EaD) na formação de professores.

Segundo a pesquisadora, o Brasil passa por transformações e é necessário contribuir para a mudança social do país. "Acredito que em um futuro próximo as modalidades presenciais e a distância podem convergir e essa conjunção tem que começar pelo ensino superior, que vai formar os professores que vão levar essa nova qualidade para a escola básica", disse.

Uma pesquisa feita na UFSC mostrou que 30% dos alunos entrevistados acreditavam que a internet podia substituir a escola. "Para que isso não aconteça é necessário que o professor saiba trabalhar com as novas tecnologias e não continue de costas para o futuro", concluiu.

Promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o evento reuniu, no segundo dia, mais de 500 pessoas para discutir a EaD, principalmente sobre a temática dos desafios para a formação de professores.

Para saber mais, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário