sexta-feira, 28 de maio de 2010

Criando plano de aula com as mídias sociais

Nessas redes é possível você fazer um plano de aula e usá-las, claro desde que se tenha objetivos definidos. Vamos tentar?

Para isso lembre-se de apontar:

* Objetivos
* Metodologia
* Recursos didáticos
* Avaliação
* Referências

4 comentários:

Anônimo disse...

Elaboramos um mapa semântico para elaboração desse plano. No caso a ferramenta principal e de partida seria o facebook. A proposta seria entrar em comunidades e perfis do país de interesse, para saber e analisar como os jovens e falantes nativos da língua alvo escrevem - expressões, por exemplo - visto que isso não se aprende em gramáticas, mas sim no dia a dia com o contato direto.
Essa seria uma forma dos alunos manterem contato com nativos, mesmo sendo pela internet. Podendo assim estabelecer contato e maior interação com uma cultura até então desconhecida.
E para isso cada aluno teria seu perfil e também um perfil da turma, por onde seriam feitas as avaliações.

Adriana Galante e Fabienne Cunha

Anônimo disse...

Objetivos: Aprender uma nova língua L2
Metodologia: usar o Windows Live Messenger ou o Skype para aprendizagem.E troca de experiências.
Este recurso utilizadochama-se teletandem.
Mais informações no link abaixo
http://www.teletandembrasil.org/home.asp
Mirian Ribeiro

Anônimo disse...

Objetivo: Interagir com nativos do idioma, ter contato com a língua viva.

Metodologia: Sites de redes sociais. Talvez tratar algum tema cultural do país na sala de aula, deixar questões em aberto, pedir para que os alunos busquem respostas ou que tragam mais informações sobre o tema. Como? Entrar em comunidades e postar uma pergunta lá, ou entrar no perfil de algum indivíduo e estabelecer contato e perguntar diretamente o que se deseja.

Ex.: Se na aula se trabalhou o léxico relacionado aos membros da família, abordar algum aspecto deste convívio. Ex.: Pedir para que tragam canciones de cuna, se for uma turma de faixa etária dos adolescentes, saber como são os namoros lá, quais os níveis de compromentimento, como classificam as relações, etc. Pode-se tratar também vocabulário do tema, como cantadas e etc.

Recursos Didáticos: Facebook, Orkut, blogs, fóruns. etc.

Avaliação: Qualidade da interação: conseguiu se comunicar? Estabeleceu a conexão? Conseguiu as respostas que queria?

Bianka

Educomunica disse...

Adriana Galante, Fabienne Cunha, Mirian Ribeiro, Bianka e demais participantes do nosso mini-curso. Obrigada pelas postagens e participação. Acredito que o objetivo proposto para esta atividade foi alcançado! Esperamos que tenham muito sucesso no uso desta ferramentas nas aulas de vocês. E se quiserem compartilhar alguma experiência, lembrem-se de que este espaço está aberto para isso também, é só mandar para a gente que nós ajudamos na divulgação! Abraços a todos! Paula Balbis e Luiziane da Silva

Postar um comentário